quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Olimpíada Brasileira de Matemática - 2ª fase - 2015 ocorre nesta sexta-feira (18/09)

Estudantes realizam a Segunda Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) na sexta-feira (18)

Mais de 22 mil estudantes do ensino fundamental e médio devem participar da segunda fase do torneio. Universitários iniciam a primeira fase da competição.


Quem foi aprovado para a Segunda Fase da 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) deve fazer a prova na sexta-feira (18). De acordo com a coordenação do evento, a expectativa é que participem mais de 22 mil classificados do ensino fundamental e médio.

A prova da primeira fase dos níveis 1, 2 e 3, realizada no dia 12 de junho, esteve composta por questões de múltipla escolha e foi aplicada nas mesmas escolas. Cada instituição participante fez a correção das provas, com base nos gabaritos enviados pela coordenação da OBM, classificando os estudantes que obtiveram a quantidade mínima de acertos em cada nível. Nível 1: 9 acertos; Nível 2: 12 acertos e Nível 3: 10 acertos.

As avaliações da segunda fase serão aplicadas, em horário livre, novamente nas mesmas instituições onde os competidores estudam e terão uma duração de 4h30 em todos os níveis. Para os universitários se inicia a primeira etapa da competição.

Os exames dos níveis fundamental e médio são divididos em duas partes. A parte (A) contém questões objetivas, onde os alunos devem apenas assinalar as respostas corretas. Já a parte (B) é composta de questões discursivas, onde será necessário mostrar o raciocínio empregado em cada resolução. Para os universitários será aplicada uma prova contendo somente questões discursivas.

A correção dos exames será realizada pelos professores das instituições participantes, segundo o gabarito oficial, a ser publicado a partir da terça-feira (22), no site da OBM (www.obm.org.br).

Classificam para a terceira e última fase, os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados alcançados. As provas finais da 37ª OBM ocorrerão nos dias 17 e 18 de outubro. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

Premiação
Além das medalhas e certificados, os estudantes vencedores serão convidados a participar da 19ª Semana Olímpica, evento que dá inicio ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de matemática, as quais reúnem os melhores estudantes de cada país na área.

Sobre a OBM
Iniciada em 1979, a competição visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país e identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Estas e outras informações sobre a competição estão disponíveis no site da OBM:www.obm.org.br


Informações:
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel: 21-25295077
e-mail: obm@impa.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário