sexta-feira, 5 de julho de 2013

Pesquisa aponta que livros didáticos não condizem com provas de Física do Enem

02 de Julho de 2013
Pesquisa aponta que livros didáticos não condizem com provas de Física do Enem
Fabiano Santos constatou as falhas nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas

Jhonathan Pino - jornalista
O desespero de muitos alunos quanto às questões de Física do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem explicação. De acordo com pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), grande parte dos livros didáticos utilizados pelos estudantes de escolas públicas apresenta fraca aproximação com as questões presentes nas provas do Enem.
O mestre Fabiano Santos chegou a essa conclusão após investigar o conteúdo da disciplina de Física, com ênfase na temática de energia e suas transformações. Os principais problemas constatados nos livros didáticos são que eles limitam esquemas e diagramas; trazem poucas veiculações e analises de textos C&T; faltam mais estratégias de identificação e de resolução dos diversos problemas; insuficiência de articulação com outras ciências e não abordam um contexto histórico e social”, detalhou Fabiano, que para chegar a essas conclusões, analisou 10 coleções de um total de 30 livros, sob a orientação do professor Elton Fireman, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal.
Ele explica que após o ano de 2009, o Enem passou por transformações que exigiram maior número de competências dos estudantes, para a realização da prova: “Uma quantidade absurda de habilidades ampliadas: o que eram 21, hoje são 120 habilidades; é querer demais, tanto dos professores, quanto dos alunos”, desabafou. Essas habilidades são cobradas de forma interdisciplinar e contextualizada.
As dificuldades tornam-se maiores, porque apesar da compra dos livros didáticos de Física passarem pelo crivo do Plano Nacional de Livros Didáticos (PNLD/2012), 40% destas obras não abordam completamente o conjunto de competências contidas nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, como representação e comunicação; investigação, compreensão e contextualização sociocultural. “Esses livros didáticos estão precisando passar por reformulações numa visão mais próxima com a realizada do Enem, mesmo aqueles que tiveram conceitos fortes ao exame”, defendeu o pesquisador.
Como forma de enfrentar essa realidade, professores estão buscando recursos didáticos mais próximos à proposta do Enem. Eles se utilizam de textos, artigos científicos, experimentos, jornais, vídeos e revistas, tentando, deste modo, suprir o material inexistente nas escolas.
Fabiano acrescenta que esse problema atinge em menor grau aos alunos das escolas particulares. “Isso se dá devido a sua autonomia para produzir e escolher seu próprio material didático, que são consumíveis e elaborados periodicamente. Já as escolas públicas dependem do PNLD, livros não consumíveis e com reposição a cada três anos. Por isso, as escolas particulares podem promover um material mais próximo ao Enem”, salientou.
Visando a sanar as dificuldades dos livros, Fabiano fez um texto de apoio aos professores de Física, disponível no anexo abaixo. O material disponibilizado também foi requisito para a conclusão do mestrado de Fabiano. O resultado foi apresentado em março deste ano.

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