sábado, 24 de novembro de 2018

Alunos da Escola Estadual Dr Fernandes Lima participam da MatExpo 2018.

A MatExpo UFAL 2018 ocorreu nos dias 21 a 23 de novembro com apresentações de trabalhos matemáticos desenvolvidos pelos alunos das escolas do estado de Alagoas durante todo o ano letivo.
A Escola Estadual Dr Fernandes Lima, como sempre, vem se destacando em eventos promovidos pela Universidade Federal de Alagoas, e esse ano tivemos uma inscrição recorde de equipes (num total de 09) no evento. Dentre as equipes inscritas tivemos uma premiada, a equipe "Resolução de Problemas da OBMEP de Nível I com Material Concreto".




Neste ano, contamos com a colaboração dos estagiários do PIBID - IFAL, o que oportunizou à escola um número de inscrições muito grande. A excelência dos trabalhos e o capricho que esses alunos de docência aplicaram na elaboração e execução do projeto foi de essencial importância para o resultado de sucesso.


O envolvimento da direção, dos professores, estagiários, ex-alunos e alunos foi enorme para a execução do projeto. "Tudo começa com a OBMEP, a partir daí vem a ideia da participação na MatExpo" afirma o professor Witenberg, que foi orientador de uma das equipes da escola. Em pouco tempo de atuação na escola os estagiários do PIBID - UFAL fizeram um excelente trabalho com os alunos, onde o professor Lucas Alexandre ressalta o empenho e a dedicação dos alunos na elaboração do projeto e a professora Yasmin Queiroz afirma que "A evolução dos alunos ocorre de acordo com o que foi trabalhado" e a escolha do tema foi feita de acordo com a necessidade dos alunos, reforça a professora.


A aluna Arleany Quitéria, medalhista de prata na Olimpíada Canguru 2017, esteve presente nessa exposição, diz que "A preparação do projeto vem acontecendo desde agosto, iniciando de forma teórica e depois partindo para prática", ela ressalta que o assunto ainda não tinha sido visto na escola e esse trabalho foi essencial para suprir essa carência de conhecimento.

A robótica fez parte do tema da escola na MatExpo 2018, com o professor Reno Gomes que apresentou um projeto que usa um aplicativo em celular para ser usado em equipamentos utilizados em casa para facilitar uma mobilidade e acesso aos cômodos dela. Ele diz que "Os alunos buscaram soluções para as dificuldades encontradas na construção dos projetos".




A fatoração e os produtos notáveis foi outro assunto abordado por uma das equipes da escola sob a orientação do professor Caio César, que ressalta a participação do PIBID - IFAL, onde ele já fez parte da escola como estagiário do programa e hoje está como professor orientador dos novos estagiários. O professor afirma que "O trabalho com os alunos já deva ser maciço desde o Ensino Fundamental para que seja contínuo e chegue no Ensino Médio com uma bagagem de conhecimento suficiente para dar andamento a esses projetos apresentados na MatExpo" e reforça que "2019 seja melhor que 2018".




Um grande agradecimento ao Professor Doutor Isnaldo Barbosa, que sempre nos motiva a participar desse evento e às Professoras Doutoras Viviane e Isadora que sempre estão juntas nas escolas com projetos para enriquecer o conhecimento dos alunos. 

Para maiores informações sobre o evento acesse: https://thematfestufal.wixsite.com/2017, acesso em 24 de novembro de 2018.










Nenhum comentário:

Postar um comentário