terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Alagoanos criam aplicativo para compartilhar conteúdo de sala de aula

KnowBook pretende levar conhecimento para estudantes de todo o país.
Aplicativo é gratuito e já está disponível em celulares e tablets.

Do G1 AL*
Professor de literatura apresenta aplicativo para professores  (Foto: Felipe Brasil/Gazeta de Alagoas)Professor de literatura apresenta aplicativo para
professores (Foto: Felipe Brasil/Gazeta de Alagoas)
Misturando conhecimento e tecnologia, um grupo de alagoanos lançou, nesta terça-feira (13), em um colégio no bairro do Farol, emMaceió, o KnowBook, um novo aplicativo gratuito que tem como objetivo levar educação para diferentes níveis de formação, independente da instituição de ensino.
A ferramenta pode ser acessada por qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil. Ou seja, um estudante da rede pública de Alagoas, por exemplo, pode ter acesso ao conteúdo de um outro estudante da rede privada de São Paulo.
De acordo com o idealizador do aplicativo, o professor de Literatura Beto Brito, a ideia surgiu após enfrentar a difícil tarefa de ter que lidar com o uso constante dos smartphones na sala de aula por parte dos alunos. "Como professor, eu travei uma guerra no último ano dentro de sala por causa dos celulares. Como percebi que os alunos não vão deixar os aparelhos de lado, decidi me juntar a eles, trazendo uma ferramenta acessível para que eles possam estudar".
Ainda segundo ele, o KnowBook é uma rede social para compartilhar conhecimento, desde os assuntos de nível fundamental até a pós-graduação, além de atender também a quem deseja prestar vestibular.
Aplicativo permite compartilhar fotos, vídeos e arquivos (Foto: Reprodução)Aplicativo permite compartilhar fotos, vídeos e
arquivos de diversas matérias (Foto: Reprodução)
"O aplicativo segue o princípio da sustentabilidade, porque serve como um caderno virtual, onde os alunos podem armazenar os conteúdos que lhes interessam. Além de possuir um caráter social, já que ele pretende democratizar a educação através do compartilhamento de conhecimento sem distinção de classe social ou região", ressalta Brito ao enfatizar que ainda pretende levar a ideia do aplicativo para escolas públicas de Alagoas.
Para o professor de Física Ivys Urquiza, que aceitou fazer parte do projeto, a ferramenta deve se expandir rapidamente. "O aplicativo tem um grande diferencial porque organiza o que o aluno faz de forma desorganizada. Eles já tiravam foto de conteúdo da sala de aula para estudar, mas com o KnowBook eles podem armazenar isso em único lugar. É uma ferramenta muito prática e acho que vai se popularizar", avalia.
O aplicativo, que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e arquivos em formato PDF, já está disponível na App Store, para os celulares e tablets que funcionam com o sistema operacional iOS, e na Play Store, para os celulares que utilizam o sistema Android.
*Micaelle Morais, sob supervisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário