sábado, 12 de maio de 2012

Associação de Resistores

Os alunos do 3º ano matutino da Escola Estadual Dr Fernandes Lima fizeram uma prática para entender o que acontece ao associar resistores em série, em paralelo e misto. Foram utilizados alguns materiais relacionados com a eletricidade, tais como: Plug, interruptor, bocal para lâmpada, lâmpadas, fio flexível  (6m duplo), chave de fenda, alicate de corte, caixa de sapato e fita isolante







Os alunos tiveram que colocar a mão na massa, conectando os fios flexíveis no plug, com o cuidado para não causar o curto circuito e logo em seguida fechando o plug.


Após a conexão do plug vem a ligação dos fios no interruptor, tendo também o cuidado de não deixar em contato os fios um com outro. em seguida, o plug é fechado para dar continuidade a prática.


O resultado final após as ligações do plug com o interruptor é mostrada na figura abaixo.


Em seguida, os alunos começam a ligação entre as lâmpadas nas associações que conhecemos (série, paralelo e misto)







Logo abaixo, são mostradas as ligações da associação na sequência série, paralela e mista.

Associação em série
Associação em paralelo

Associação mista (série e paralelo)

Após as montagens das lâmpadas associadas, o professor Geraldo Ferreira faz as explanações necessárias para cada ligação, mostrando vantagens e desvantagens nas associações.

Observe que na ligação em série as lâmpadas não apresentam um brilho forte e que pelo fato da corrente ser única nessa associação, quando ocorre um problema com uma das lâmpadas, as outras se apagam.


Já na associação em paralelo, as lâmpadas apresentam um brilho forte e quando ocorre um problema com uma das lâmpadas, as outras continuam acesas. Por isso é recomendado esse tipo de associação para uma instalação elétrica residencial ou predial.


Na associação mista (série e paralelo) ocorre que a lâmpada que está ligada em paralelo, apresenta uma luminosidade forte, enquanto que as lâmpadas que estão associadas em série apresentam luminosidade baixa, tendo o mesmo comportamento para cada associação dada na explicação acima.


2 comentários:

  1. Queria saber as vantagens e desvantagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Companheiro. Primeiro, obrigado pela visita, estarei sempre a disposição para dúvidas.
      A associação em paralelo é a maneira de instalação nas construções residenciais e prediais. A tensão em cada resistor ou lâmpada é a mesma, enquanto que em série a tensão é dividida.
      Associar em série aumenta a resistência do circuito, dificultando a passagem da corrente elétrica, enquanto que a associação em paralelo diminui a resistência do circuito.
      Caso você tenha lâmpadas com alta resistência e uma fonte que fornece baixa corrente, aconselha-se associar em paralelo. Lâmpadas com baixa resistência com fornecimento de alta corrente elétrica, deve-se associar em paralelo.

      Excluir